Coleção
Videoteca
Item
O universo de Stephen Hawking 2 (gravação de video) = Stephen Hawking’s Universe 2 / A Uden associates David Filkin Enterprises, production for the BBC in association with Thirteen Wnet; series produced by David Filkin; series directed by Philip Martin.
Metadados
Título
O universo de Stephen Hawking 2 (gravação de video) = Stephen Hawking's Universe 2 / A Uden associates David Filkin Enterprises, production for the BBC in association with Thirteen Wnet; series produced by David Filkin; series directed by Philip Martin.
Subtítulo
- Stephen Hawking's Universe
Aquisição
Compra/ Verba Multas - 28/04/2008 - R$29,95
Tipo de mídia
DVD
1 videodisc (147min.) : NTSC, color.; 4³/4 pol.
Disponibilidade
Empréstimo
Recomendação
Recomendado para: Estudantes em Geociências e Licenciatura em Geologia Ambiental.
Assunto
Astronomia | Radioastronomia | Inflação Cómica | Big Crunch | Quasares | Espectroscopia | Cosmologia | Buracos negros | Relatividade | Gravitação Energia atômica | Singularidade | Astronomia : informática | Relatividade | Neutrinos | Matéria escura | Big Bang | Ciência | Teoria das cordas
Descrição
Série: Super Interessante; BBC
Duração: 2:27:00
Formato da Tela: Fullscreen
Sistema: NTSC
Sinopse: O filme 4, Buracos negros e além, com comentários de Stephen Hawking, este vídeo mostra os estudos que levaram a comprovação da existência dos buracos negros. Além disso, explica a origem e o funcionamento desses incríveis objetos que sofreram colapso gravitacional completo nos quais as leis da fisica perdem a razão de ser.O filme 5, O lado escuro(49min.), mostra como os cientistas têm trabalhado no sentido de descobrir a origem e a constituição da matéria escura. essa estranha substância que compõe mais de 90% do universo pode revelar qual o futuro da via láctea e de todo o espaço sideral e o filme 6, Respostas para tudo (49min.), mostra como os cientistas têm tentado desvendar os mecanismos de funcionamento do universo, por meio de duas noções fundamentais: a teoria da relatividade e a fisica quântica.
Notas: - 3 Filmes em 1 DVD
- Embalagem amaray impressa em Português
Gênero: Documentário
Gênero: Documentário/Científico/Didático
Notas: - Conteúdo: Filme 4: Buracos negros e além -- Filme 5: O lado escuro -- Filme 6: Respostas para tudo.
DVD; áudio, inglês; regiões todas; tela 4x3 fullscreen; dolby digital estéreo 2.0
-Sugestões de uso como recurso didático:
Filme 4: Buracos Negros e Além (Black Holes and Beyond).
-Palavras-chave (5): Cosmologia; radioastronomia; buracos negros; relatividade.
-Público alvo (áreas, idade): Alunos de geociências, física e áreas de humanas. Em escolas, preferencialmente, para 2º grau.
-Temas associados: Quasares; gravitação; energia atômica; singularidade; informática na astronomia.
-Disciplinas: Sistema Terra; Metodologia Científica em Geociências; Física da Terra e do Universo para Licenciatura em Geociências; Geoquímica para Licenciatura; Astronomia para Licenciatura em Geociências; Elementos de Geofísica; História da Terra e Evolução Biológica; Atividades Científicas e Culturais; Recursos Didáticos em Geociências; História da Ciência.
-Questões conceituais: O texto não mostra que existe suficiente relação entre os “objetos impossíveis” e os efeitos de perspectiva de Escher a ponto de mencioná-los. Muitas obras de objetos impossíveis de Escher já foram construídas.
-Questões de tradução: Casamata (bunker): cômodo subterrâneo./ “Forças da maré” melhor traduzir como “forças de maré” (“tidal force”, força de atração dos buracos negros).
-Objetivo do filme: Mostrar onde chegou a teoria da relatividade geral no final do século XX e o trabalho científico.
-Contexto (histórico, espacial, teórico-científico): Século XX.
-Análise crítica: Trata de forma incompleta sobre viagem no tempo.
Filme 5: Matéria Escura ou O Lado Escuro (On the Dark Side).
-Sugestões de uso como recurso didático:
-Palavras-chave (5): Cosmologia; neutrinos; matéria escura
-Público alvo (áreas, idade): Alunos de geociências, física e áreas de humanas. Em escolas, preferencialmente, para 2º grau.
-Temas associados: Relatividade;
-Disciplinas: Sistema Terra; Metodologia Científica em Geociências; Física da Terra e do Universo para Licenciatura em Geociências; Geoquímica para Licenciatura; Astronomia para Licenciatura em Geociências; Elementos de Geofísica; História da Terra e Evolução Biológica; Atividades Científicas e Culturais; Recursos Didáticos em Geociências; História da Ciência.
-Questões conceituais: Algumas premissas, como as que levaram Vera Rubin à hipótese sobre a matéria escura, não ficam claras, devido à adequação de linguagem ao público-alvo.
-Questões de tradução: Bunker: casamata, cômodo subterrâneo./ Halo (segundo Houaiss): auréola luminosa, difusa, branca, às vezes colorida, que rodeia uma fonte luminosa qualquer.
-Comentários: Mostra experiência feita na mina Boulby, a mais profunda da Europa./ As velocidades de rotação nas galáxias são de mesma velocidade tangencial ou angular? (4º minuto)./ Menção à série de filmes norte americanos “With Stanley in Africa”, de 1922.
-Objetivo do filme: Meios científicos para explicar um problema teórico – neste caso, a insuficiência da massa observável para explicar o equilíbrio gravitacional universal.
Filme 6: Respostas para tudo (An answer to everything)
-Sugestões de uso como recurso didático:
-Palavras-chave (5): Big Bang; gravitação; ciência; cosmologia; teoria das cordas.
-Público alvo (áreas, idade): Alunos de geociências, física e áreas de humanas. Em escolas, preferencialmente, para 2º grau.
-Temas associados: Filosofia.
-Disciplinas: Sistema Terra; Metodologia Científica em Geociências; Física da Terra e do Universo para Licenciatura em Geociências; Geoquímica para Licenciatura; Astronomia para Licenciatura em Geociências; Elementos de Geofísica; História da Terra e Evolução Biológica; Atividades Científicas e Culturais; Recursos Didáticos em Geociências; História da Ciência.
-Questões conceituais: Mais que respostas, o filme traz perguntas.
-Comentários: Existe no filme uma dificuldade de explicação mais minuciosa sobre as teorias (por exemplo, em termos matemáticos) para o público a que se destina a série.
-Objetivo do filme: Mostrar onde está a ciência no caminho para a explicação da origem do Universo.
-Análise crítica: Mais que respostas, o filme traz perguntas, de maneira que o título é uma hipérbole.
Autor
MARTIN, Philip, dir
Editora
Imprenta: [S.L.] : British Broadcasting Corporartion : BBC Logo, 2 Entertain, c1997; [Distrib.] : Abril, c2008.
Pais: Estados Unidos
Contribuição
produzido por David Filkin; roteiro, David Filkin; música, Cynthia Millar; editor, Martin Sage; produtor da série, David Filkin; diretor da série, Philip Martin..
Elenco: - Narrador, Jeff Rawle
- Filkin, David
- Martin, Philip
- British Broadcasting Corporartion
- Uden
- BBC Logon
- Thirteen Wnet
- 2 Entertain
- Abril Video(Brasil)
Idioma
Legendas: Português, Sem legenda
Idioma da Produção: Inglês
Identificadores
Acervo: O DVD110A está disponível somente para consulta local
ISSN: 7893614048239
Tombo: DVD110A
Tombo: DVD110B
Código de Origem: DVDVIDEO; SH-02